Entenda os cuidados necessários com o seu pet

By Laryssa CaetanoQualidade de vidaWith 0 comments

Ter um animal de estimação é uma tarefa que requer bastante responsabilidade. Afinal é de outro ser vivo que estamos falando. Assim como nós seres humanos, os animais também necessitam de cuidados especiais em cada fase da vida. É necessário prestar atenção em cada uma de suas necessidades, desde aspectos de sua alimentação até vacinas, remédios e produtos veterinários.

Antes de adotar ou comprar um animal é importante ter em mente que os nossos amigos de quatro patas irão precisar de muito mais que um teto, água e comida.

Em cada fase de sua vida o animal possui exigências nutricionais diferentes. Por isso é importante uma alimentação adequada e que atenda as necessidades do animal. Fatores como idade, raça e porte também deve ser devem ser levados em consideração.

Se atente aos cuidados

Cuidados com a higiene do animal também são fundamental para que ele possa crescer saudável. É preciso ter consciência que o seu pet irá precisar de banhos e tosas regularmente. É recomendado que os cães tome banho a cada 15 dias. Esse intervalo de tempo é maior para os gatos. Além disso, manter o ambiente em que o animal vive sempre bem limpo é essencial para que ele não contraia nenhuma doença.

Os banhos devem ser com produtos veterinários. Isso porque são produzidos especialmente para cada espécie de animal. Outros produtos veterinários  importantíssimos para o seu animal de estimação são os vermífugos e outros tipos de medicamentos que controlam parasitas. Para saber qual o mais indicado para o seu animal é necessário passar por uma consulta com um médico veterinário que irá identificar o produto ideal.

É necessário levar a sério quando o assunto é medicamento e vacinas. Isto porque elas previnem infestações de parasitas que podem causar doenças tanto no pet como para os seres humanos.

Uma dica de grande importância é sempre levar o seu animalzinho pelo menos uma vez por ano no veterinário. A prevenção é um gesto que também vale para a saúde dos nossos mascotes.

Sempre que necessário, pegue e olhe o seu pet, e faça uma varredura visual sobre o seu corpo, verifique como está a qualidade do pelo, da pele, se há pulgas ou carrapatos e se há manchas ou pequenos machucados. Se observado com atenção, todos esses pequenos detalhes podem evitar grandes complicações e o agravamento de uma situação simples.                  

Os produtos veterinários que o seu pet precisa você pode encontrar através deste site, confira: https://www.vetmat.com.br/pagina/como-comprar.html