Diferentes tipos de bois para um mercado em franca expansão

By Laryssa CaetanoAnimais de grande porteWith 0 comments

No Brasil, um mercado tanto produtor quanto exportador de carne bovina para consumo, além de leite e derivados, existem várias raças que são criadas pelos pecuaristas para diferentes fins, e cada tipo de gado é criado para um resultado diferenciado em sua carne, e também no tratamento que será dado ao animal. Determinar a importância e o uso de cada tipo de boi é algo que o estudante de Zootecnia irá aprender.

tipos de boi

Muitas são oriundas de países como Escócia, Estados Unidos, França ou África, mas todas elas se adaptaram muito bem à nossa realidade climática e às condições ambientais brasileiras. Dentre essas raças de fora, podemos citar a Angus, que apresenta um animal sem chifres para cortes, e surgiu no nordeste da Escócia.

O boi Angus vem sendo estudado desde 1800, e seu aperfeiçoamento faz com que seja uma carne realmente especial. O Angus ainda tem uma grande resistência a enfermidades, além de se adequar facilmente a condições climáticas, consegue sobreviver em locais secos e alagados, altos ou baixos. A carne desse tipo de boi costuma ser tenra, macia e com uma gordura marmorizada, resultando em um produto superior.

tipos de boi

Outra raça bastante criada por aqui é o boi Nelore no Brasil, também para corte. O Nelore representa cerca de 80% da criação brasileira, sendo talvez a principal. Considerado hoje um patrimônio nacional, produz carne saudável e natural, exportada para mais de 146 países. Com a capacidade de se alimentar de vários tipos de pastagem, o Nelore é resistente ao calor. Os machos e as fêmeas apresentam uma saúde reprodutiva com boa durabilidade, e também apresenta resistência natural a parasitas, devido às características de seus pelos. A carne costuma ser macia e bem nutritiva.

No quesito do leite, as vacas Gir são bastante valorizadas. A raça Gir é originária da Índia, e é uma ótima produtora de leite e carne, mais utilizada principalmente para a produção de leite por ser capaz de produzir até três vezes mais do que outras raças. Seu ciclo reprodutivo também é longo e, é uma espécie pouco acometida por doenças, o que valoriza ainda mais o leite.

tipos de boi