Turismo rural: opção para quem busca a paz e tranquilidade do campo

By Laryssa CaetanoSem categoriaWith 0 comments

Pessoas optam cada vez mais por opções fora dos centros urbanos para relaxar

Fugir da vida corrida dos centros urbanos em busca de lugares com paz e tranquilidade tem sido cada vez mais comum. Uma das opções de descanso que vem ganhando destaque é o turismo rural. É uma viagem ligada à natureza, as raízes locais, a cultura e ao modo de vida do homem do campo. Uma rotina diferente atrai pessoas, seja ela pelo contato com animais, alimentação diferenciada, atividades como pesca entre outras. Ou pelas acomodações, as casas rústicas e simples que nos desprendem da rotina. 

Para as pessoas que moram na área rural, essa forma de turismo também garante benefícios. Muitos jovens conseguem empregos em fazendas, sítios e chácaras voltadas para o turismo rural, fazendo com que não mudem para a cidade em busca de emprego, fato que acontece rotineiramente da zona rural.

Além disso, o turismo faz com que a infraestrutura dos locais seja melhorada, atraindo investimentos públicos e privados e contribuindo para maior circulação de capital no meio rural. Outro ponto em destaque é a valorização de produtos locais, como produção de queijo, doces entre outros, já que os turistas que visitam lugares com produção desses alimentos podem, por exemplo, ver todo o processo de fabricação e comprar o produto.

Mas para onde ir?

Listamos três lugares perto das capitais mais urbanas para você passar um tempo junto à natureza. Lembrando que esse tipo de turismo é oferecido em diversos lugares do Brasil e as atividades variam de acordo com a cultura do local.

Venda Nova do Imigrante – ES

Como enormes fazendas desde a época do cultivo de café, o local conta com várias opções para turismo rural. Os turistas podem vivenciar a realidade das plantações, a fabricação de alimentos, além de desfrutar do ar tranquilo do campo.

Rio de Janeiro

Existem várias cidades que podem ser escolhidas para fazer um passeio pelo campo. Como a região sudeste contou com grandes fazendas cafeeiras, um dos principais roteiros acontece no Valé do Café. Muitos desses lugares também são do período imperial.

Minas Gerais

Tomar um café quentinho e pão de queijo no campo é referência certa de Minas Gerais. Há muitas cidades que oferecem esse tipo de turismo. Desde um passeio a cavalo pelas montanhas até participar de atividades do cotidiano do local, como tirar leite de vacas, podem ser realizadas.

Muitos locais já estão adaptados para receber turistas enquanto outros ainda vivem totalmente no clima do campo. Lembre-se disso antes da escolha do local e divirta-se se desconectando e aproveitando a natureza.